sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jornalistas de Rádio e TV aprovam pauta de reivindicações

Jornalistas da Capital e Interior aprovaram em assembleias realizadas na última terça-feira (dia 26) a pauta de reivindicações da Campanha Salarial de Rádio e TV, cuja bata-base é 1º de dezembro. A categoria reivindica 7,2% de reajustes salarial (ou seja, INPC do período + 3% de aumento real) aos salários de dezembro. Os profissionais reivindicam ainda piso unificado (salário para jornada de trabalho de 5 horas) no valor de R$ 1.600,00 e, ainda, a recomposição de perdas dos últimos dez anos (e ainda que parceladas), da ordem de 7,17% (2000 a 2009).
“A ideia é iniciar já o processo de negociação, para que as negociações estejam concluídas no período da data-base, para que a categoria não seja prejudicada com a morosidade das negociações ”, diz o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto).
Nas assembléias realizadas no Litoral e Interior, os jornalistas aprovaram pauta de 53 itens, a maioria dos quais, já constantes da atual Convenção Coletiva de Trabalho. “Elas devem ser mantidos ou atualizados”, diz o secretário do Interior, Alcimir Carmo.
Um exemplo de atualização é a da inclusão de nomenclaturas de funções que surgiram nos últimos anos, realizadas por jornalistas, porém, não constantes da regulamentação profissional, como infografista, chefe de redação, produtor de conteúdo, entre outras.
A pauta volta a insistir na mudança de data-base, sugerindo que essa seja em 1º de junho (Dia da Imprensa) e data de outros segmentos, como o de jornais e revistas e de assessoria de imprensa tanto para a Capital quanto para o Interior e Litoral do Estado. “A mudança de data-base também é benéfica às empresas, pois, está distante da época de pagamento de 13.o salário”, diz Guto, porém, nos últimos pedidos as empresas ainda não chegaram a consenso entre si.
Agora, com a aprovação da pauta, a sequência do processo é a entrega formal para o Sindicato das Empresas de Radiodifusão no Estado de São Paulo (SERTESP) e aguardar pela marcação das rodadas de negociação, o que deve acontecer em novembro.

Fonte: site SJSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário