A diretora regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Daniele Jammal, ocupou durante dez minutos a tribuna da Câmara de São José do Rio Preto, nesta terça-feira (5 de abril), para homenagear a categoria pelo Dia do Jornalista, comemorado nesta quinta-feira, dia 7. O pronunciamento foi ao encontro do que é defendido pela entidade e pela Fenaj de que é preciso a formação específica para o exercício profissional do jornalismo.
Jammal comentou sobre os problemas enfrentados pelos jornalistas e sobre a precarização ainda maior em virtude da decisão equivocada do STF (Supremo Tribunal Federal) em derrubar a obrigatoriedade do diploma no país. A diretora do SJSP discorreu ainda sobre a lei aprovada recentemente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que tornou obrigatória a contratação de jornalistas diplomados no serviço público daquele estado.
Ela ressaltou a importância do Legislativo rio-pretense dar o exemplo e promover concurso público para contratar jornalistas formados, conforme solicitação da regional do SJSP, com o apoio do secretário do Interior e Litoral, Alcimir Carmo. Também foi mencionado em sua fala que "a iniciativa de dar o nome do repórter-fotográfico Edson Baffi a um painel na Câmara é louvável, mas como muitas homenagens está sendo feita postumamente, confortando a família, mas não rendendo a justa homenagem a quem contribuiu para a memória da cidade. Os jornalistas têm direitos. A regulamentação profissional não caiu com a decisão do STF. Temos que ser respeitados. Somos trabalhadores e não se pode confundir a opinião do profissional com a linha editorial do veículo, muitas vezes pertencente a um político ou grupo político, mas que sempre tem no interesse econômico sua maior preocupação".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário