Na última semana, as Regionais de Bauru e do Oeste Paulista fecharam acordos coletivos com significativos avanços para os jornalistas nos jornais Comércio do Jaú e Folha da Região. Entre eles o pagamento de horas extras (em numerário e parte em folgas), realização de cursos (inclusive oferecidos pelo Sindicato dos Jornalistas) e disponibilidade de tempo para resolução de problemas pessoais.
Segundo o secretário do Interior e Litoral, Alcimir Carmo, que acompanhou as negociações, o diferencial foi o caráter de renovação do acordo coletivo que agregou questões trabalhistas e de qualidade de vida.
“Para o fechamento de um bom acordo é preciso que a empresa seja cumpridora das leis trabalhistas. Se ela contrata jornalistas como PJs (pessoas jurídicas), ou que comete qualquer outra mazela trabalhista como acúmulo de funções, ou, ainda, que persiga dirigente sindical, de imediato essa já está descartada da possibilidade de estabelecimento de acordo coletivo para compensação de horas”, ressalta.
Vale destacar a participação expressiva dos jornalistas nas discussões das propostas para o fechamento do acordo.
Fonte: site SJSP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário